Desde 12 de março, quando foram confirmados os primeiros casos da Covid-19 em PE, até 6 de abril, houve 33 denúncias, contra 18 nos 26 dias anteriores à chegada da pandemia ao estado.
Pernambuco teve um aumento no número de denúncias de violações cometidas contra idosos durante este período de isolamento social para enfrentar o novo coronavírus. Desde o dia 12 de março, quando foram confirmados os primeiros casos da doença Covid-19 ao estado, até 6 de abril, houve 33 denúncias, contra 18 no período de 26 dias anterior à chegada da pandemia ao estado. Isso representa um aumento de 68,75%.
Os dados são do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciappi), vinculado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos, e foram divulgados nesta terça-feira (14). Essas denúncias incluem violações como violência financeira, física, psicológica, ameaça de morte, negligência e abandono familiar.
No período do dia 15 de fevereiro até 11 de março, foram contabilizadas 18 denúncias de violações contra a pessoa idosa. Dessas, 16 ocorreram no ambiente intrafamiliar e dois no extrafamiliar. Após a checagem das denúncias, foi constatado que, em alguns casos, um idoso foi alvo de mais de uma violação. Nesse primeiro período, foram confirmadas 30 violações de direitos.