Atendimento telefônico: (81) 3366.2418/ (81) 3366.2434 (de segunda a sexta, das 8h às 16h).
Atendimento pelo whatsapp: (81) 9 9960-0348 (de segunda a sexta, das 8h às 16h).
Correio eletrônico: centralderelacionamento@compesaprev.com.br
Indicação de Urgência / Emergência Rede Credenciada:(81) 9.9293.0686 / (81) 9.9725.0600 (Números disponíveis de segunda à sexta, fora do horário de atendimento. Nos sábados, domingos e feriados 24 horas.)
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Dúvidas Frequentes

O que é Reserva de Poupança?

É o valor acumulado das contribuições feitas pelo Participante ao Plano Previdenciário. Em caso de empréstimo. No caso de Empréstimo é considerado apenas 70% (setenta por cento) da reserva de poupança, além da margem consignável.

O que é Margem Consignável?

É uma exigência legal que estabelece limite para desconto no salário de forma a não comprometer em demasia o orçamento familiar, sendo liberada pela Compesa em caso de ativos e pela CompesaPrev em caso dos assistidos.

Quais os juros e encargos financeiros aplicados pela CompesaPrev?

A taxa de juros cobrada no empréstimo CompesaPrev é de INPC + 6% a.a., também cobramos uma Taxa Administrativa de 2%(dois por cento) diluída nas parcelas do empréstimo e Taxa de Risco de 1% (um por cento) descontada no ato da contratação.

O empréstimo está sujeito ao pagamento do IOF?

Sim. Trata-se de um imposto determinado pelo Governo que incide sobre qualquer operação financeira, variando de acordo com o nº de parcelas do empréstimo.

No caso do meu falecimento os meus beneficiários serão responsáveis pela dívida?

Não, pois é cobrada uma taxa de 1% sobre o valor solicitado, para cobrir eventos desta natureza, chamada de Quota de Quitação por Morte (QQM).

É permitido aumentar ou diminuir o percentual de desconto quando o empréstimo for concedido?

Sim. A repactuação poderá ser solicitada pelo participante com o intuito de:

  • Ampliar o número de parcelas, com o objetivo de reduzir o valor da prestação mensal anteriormente contratada. Dentro dos limites estabelecidos no item 6.3 do regulamento de empréstimo (conforme abaixo)

  • Quando o participante solicitar a redução do número de parcelas, com objetivo de aumentar o valor mensal contratado anteriormente. Desde que exista Margem suficiente.

Para repactuar é necessário cópia da Identidade (RG) e do CPF, bem como Termo Aditivo de Repactuação devidamente preenchido e assinado pelo participante. A repactuação para ser realizada, precisa ser justificada pelo participante e ele precisa ter efetuado o pagamento de pelo menos uma prestação de seu empréstimo.

O preenchimento do Termo Aditivo poderá ser feito no atendimento da COMPESAPREV ou pelo e-mail: empréstimo@compesaprev.com.br

 

Se o empréstimo for quitado antecipadamente, tem desconto?

Não, tendo em vista o valor a ser quitado corresponde ao débito do dia do pagamento, pois, trata-se de empréstimo onde os juros são incorporados ao principal, diariamente.

Quando o participante pode solicitar um novo empréstimo?

A qualquer momento, desde que tenha saldo restante dos 70% (setenta por cento) da sua reserva de poupança e não ultrapasse o limite de sua margem consignável. O participante ou assistido poderá optar por refinanciar o empréstimo anterior ou solicitar um novo.

É possível fazer amortizações extras?

Sim. Mediante depósito identificado em conta corrente da CompesaPrev.

Posso realizar o resgate a qualquer tempo, terei direito ao montante?

Não, o participante só poderá solicitar o resgate mediante desligamento na Patrocinadora (rescisão contratual), sendo o resgate correspondente ao saldo da reserva de poupança, devidamente atualizada, incidindo sobre esta a dedução do Imposto de Renda e outros débitos junto à CompesaPrev (empréstimo, plano de saúde, entre outros)

Posso sair e retornar ao plano de previdência dando continuidade ao tempo anterior?

Não, em se tratando do Plano BD n°02A não é possível, uma vez que está fechado para novas adesões e readesões desde 16/11/2020.

Aposentados e pensionistas, como tirar contracheque no site?

1- Clicar em Plano Previdencial
2- Ir para contracheque
3- Após clicar em contracheque, o associado irá para área restrita onde irá colocar: Matrícula, Data de Nascimento e CPF.
5- Feito isso, o mesmo poderá solicitar o contracheque dentro da sua área restrita.

Como tirar boleto CompesaSaúde no site?

1- Página Inicial
2- Clicar no item : boleto de saúde
3- Após essa ação, colocar os dados do titular do Plano de Saúde.

Como fazer simulação de empréstimo?

1- Ir no menu de empréstimo
2- Clicar em Simulação de Empréstimo
3- Após clicar em simulação de empréstimo, o associado será direcionado para área restrita, onde irá colocar: Matrícula, Data de Nascimento e CPF.
5- Feito isso, o mesmo poderá realizar a simulação/solicitação de empréstimo dentro da sua área restrita.