Benefícios tributários no longo prazo tornam o produto importante em uma carteira diversificada com foco em diferentes objetivos.
As possibilidades de utilização dos recursos acumulados em um plano de previdência privado vão muito além de um complemento de renda na aposentadoria. Os benefícios tributários no longo prazo são muitos e tornam o produto também interessante como fonte de reserva para a educação dos filhos, compra de uma casa própria ou mesmo o planejamento sucessório. Dentro desta ideia, os fundos de previdência passam a ser interessantes na composição do portfólio de qualquer investidor.
O perfil do cliente é importante na escolha do nível de risco que se quer tomar, mas deve ser considerado que, dado o horizonte de tempo da aplicação, o cliente pode buscar alternativas com maiores exposições à ativos de risco, pois uma eventual queda tem tempo para ser recuperada. Nos últimos anos, a redução da taxa de juros foi catalizadora da migração de recursos da Renda Fixa (RF) para produtos como Multimercados ou Ações, mas ainda existe um espaço enorme para uma maior alocação em produtos com mais risco buscando maiores retornos.
Na visão de Henrique Pocai, head de Produtos de Previdência na XP, o momento é único na história da previdência privada. “Passamos por um momento econômico de baixa taxa de juros e criação acelerada de novos planos de previdência o que impulsionou uma migração de parte do portfólio para classes de multimercados e ações”, comenta Pocai.