Pesquisadores, porém, não recomendam o aumento no consumo do café para este fim e ressaltam a prática de atividades físicas e os perigos do cigarro.
Um estudo publicado no início deste mês na revista científica Circulation: Heart Failure aponta que o aumento no consumo de café com cafeína pode ser determinante para a redução do risco de uma pessoa desenvolver problemas relacionados com insuficiência cardíaca.
“Café e cafeína são frequentemente considerados pela população em geral como ruins para o coração, porque as pessoas os associam a problemas como palpitações e pressão alta”, diz David P. Kao, autor do estudo e professor do Centro de Medicina Personalizada do Colorado, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.
A insuficiência cardíaca é uma doença crônica que pode ocorrer quando o coração não consegue bombear ou encher-se de sangue de forma adequada. Quando isso acontece, uma pessoa pode apresentar sintomas de falta de ar, fadiga, pernas inchadas e aceleração cardíaca. Cerca de metade dos pacientes com insuficiência cardíaca morre em até cinco anos após o diagnóstico.
Saiba mais: https://exame.com/ciencia/consumo-de-cafe-pode-reduzir-risco-de-insuficiencia-cardiaca-diz-estudo/