Dentro de poucos dias chega ao Brasil a estação do ano com as temperaturas mais altas, os dias mais extensos e a umidade mais elevada: o verão! Grande parte das pessoas reserva o período para tirar férias e viajar, diminuindo ocasionalmente a atenção nos exercícios físicos e na alimentação balanceada. Essa soma de fatores pode facilitar a propagação de vírus e bactérias, aumentando a incidência de doenças como gastroenterite, intoxicação alimentar e desidratação.
Basta aumentar alguns graus no termômetro e os reflexos já começam a surgir. Sensação térmica de calor intenso, boca seca, fadiga, perda de apetite e náuseas são alguns exemplos de sintomas comuns das chamadas doenças de verão.
Outros sintomas como queda de pressão, vômitos e diarreia também podem aparecer nas pessoas que estão com essas enfermidades. Se hidratar é uma importante estratégia para combater as doenças de verão. Mas quando elas já estão avançadas no organismo, a solução é procurar atendimento adequado com profissionais de saúde.
Saiba mais em http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/54047-verao-2020-atencao-e-cuidado-com-a-alimentacao-nas-ferias