Sete ex-ministros da Saúde cobraram decisões técnicas, sem influência política, na escolha e distribuição da futura vacina contra o coronavírus e criticaram a falta de articulação logística da pasta, em evento intitulado de “Dia C”, do IQC (Instituto Questão de Ciência), em oposição ao “Dia D” contra a Covid-19, organizado pelo governo Jair Bolsonaro para ocorrer neste sábado (3).
A live reuniu pesquisadores e políticos para apresentar informações sobre a Covid-19 pautadas em ciência.
Foram convidados os ex-ministros Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta, que deixaram o Ministério da Saúde no meio da pandemia, após discordâncias com Bolsonaro quanto a medidas de isolamento social e uso da cloroquina. Só Teich participou.
Também participaram da discussão ocupantes da pasta em gestões do PT: Humberto Costa (2003-05), José Saraiva Felipe (2005-6), Agenor Álvares (2006-7), José Gomes Temporão (2007-11), Alexandre Padilha (2011-14) e Arthur Chioro (2014-15).
Para Teich, “não dá para enfrentar uma guerra no meio da outra, para que as posições políticas e partidárias não estejam acima das necessidades da sociedade”, disse, criticando a pasta por falta de coordenação nacional, o que, segundo ele, teria piorado com o auge da crise sanitária -quando esteve no posto. “Liderança não se consegue por decreto. Tem que ser conquistada no dia a dia.”
Saiba mais: https://br.noticias.yahoo.com/sete-ex-ministros-da-sa%C3%BAde-000000469.html