Planejador financeiro explica que escolha depende de variáveis como riscos envolvidos, perfil do investidor e aspectos tributários. Entenda no Consultório Financeiro desta segunda-feira
Quero fazer um investimento para o meu filho de quatro anos com o objetivo de pagar uma faculdade quando ele completar 18. Qual é a melhor opção para mim?
Augusto Santiago Gratão, CFP, responde:
A melhor forma de ensinar uma criança é pelo exemplo. Sua atitude tem muito a contribuir com a educação financeira de seu filho.
Normalmente a primeira coisa que vem à cabeça é “onde devo investir?”, mas algumas variáveis devem ser consideradas. São elas:
1. Risco de morte: a morte é um tabu e muitos evitam falar sobre ela, que dirá se planejar para ela. Ignorar esse fato pode gerar uma fragilidade financeira, por isso o primeiro passo é simular: o que aconteceria na sua falta durante o período de acúmulo? O seu filho teria o recurso para pagar a faculdade? Se não, a contratação de um seguro de vida é importante. Como todos os meses você fará um novo aporte para esse objetivo, o seguro poderá ser decrescente, resultando em um prêmio pago mais barato ao longo do período; ano a ano, o valor da cobertura se reduz até chegar a zero ao final do prazo contratado.