Ações para o enfrentamento das doenças estão voltadas para o autoconhecimento do corpo no diagnóstico e tratamento precoce.
Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, o programa #paposaúde, do Ministério da Saúde, trouxe nesta quinta-feira (04/02) a diretora-geral do INCA – Instituto Nacional do Câncer – Ana Cristina Pinho Mendes, para esclarecer dúvidas dos espectadores e conversar sobre o assunto. A data visa chamar a atenção da população para o fato de que, apesar de ainda muito temido, o câncer pode ser evitado com medidas simples e tem altas chances de cura se diagnosticado precocemente.
Durante a conversa, a especialista explicou que a Campanha desse ano chama a responsabilidade dos pacientes para o controle do câncer. Este ano, o INCA propõe um desafio de melhorias de hábitos saudáveis que podem ajudar a prevenir a doença em 21 dias.
“A estratégia é de se concentrar na crença dos 21 dias para se adquirir o hábito, de cuidar do corpo e trabalhar na prevenção e no controle do câncer”, disse Ana Cristina. A meta é fazer com que as pessoas entendam seu protagonismo no cuidado com a saúde.
As campanhas de combate ao câncer, que visam alertar a população sobre os riscos da doença e a importância da prevenção desde a infância, contam com cartilhas ilustradas, livros, e outras formas de fazer com que as crianças se conscientizem do seu papel e levem os bons hábitos para a vida adulta – como não fumar, manter uma alimentação mais saudável, praticar exercícios físicos e passar protetor solar.