Um estudo publicado no periódico JAMA mostrou que casais que moram juntos devem se preocupar com a saúde do coração de ambos. De acordo com pesquisadores da Havard Medical School, nos Estados Unidos, parceiros que dividem a mesma casa compartilham fatores de risco e hábitos que influenciam na saúde cardiovascular.
Como o estudo foi feito
Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram a saúde do coração de 5300 casais nos Estados Unidos, que tinham entre 39 e 57 anos. Os pesquisadores levaram em conta sete fatores de risco para doenças cardíacas: tabagismo, atividade física diária, índica de massa corporal, dieta, níveis de açúcar no sangue, colesterol e pressão arterial. Além disso, os pacientes foram submetidos a questionários, exames e cada pessoa recebia uma pontuação que classificava como ruim, intermediária ou ideal para a saúde do coração.
Ao analisar os resultados, os médicos puderam ver que a maior parte dos casais do estudo ou mantinham uma boa saúde do coração ou compartilhavam de uma pobre saúde cardiovascular.