Se para muitos adultos, em idade produtiva, ficar em casa pode ser um sacrifício, imagine como se sente quem já chegou à terceira idade
Alguns encaram como uma situação inusitada e passageira. Outros veem o isolamento social como um castigo e lutam contra ele de todas as formas. Se para muitos adultos, em idade produtiva, ficar em casa pode ser um sacrifício, imagine como se sente quem já chegou à terceira idade! Cada pessoa idosa, claro, comporta-se de uma forma, porém, em comum, há um comportamento frequente em muitos lares Brasil afora: a teimosia.
“Eles teimam, parecem crianças, não entendem que a gente só quer o bem deles. Acham que se ‘governam’ e não aceitam ordem de ninguém”, relata a publicitária Vanessa de Moraes (31), filha de um idoso bastante ativo, de 70 anos de idade. Vanessa conta que, para burlar o isolamento e conseguir dar umas escapadas de casa, o pai tem feito compras de pequenas quantidades no supermercado. “Aí quando acaba o leite, o açúcar ou o café, ele diz que precisa sair pra comprar. Como nós não moramos mais com ele, é difícil controlar”, revela a filha angustiada com o comportamento do pai.