O andamento da vacinação contra a covid-19 está permitindo que aos poucos as atividades presenciais possam ser retomadas em várias cidades do país. Com isso, despesas que estavam de alguma forma sendo economizadas com o home office ou aulas a distância, por exemplo, voltam a pressionar o orçamento das famílias. Um problema que é agravado pela inflação, que se acelerou nos últimos 12 meses.
Planejadores financeiros apontam que algumas despesas adormecidas deverão voltar a ter peso no orçamento de casa. Dependendo da família, o aumento de custos totais pode ser de até 10%. Segundo especialistas, é possível revisar o planejamento para manter o equilíbrio entre a renda e os gastos. Veja mais abaixo quatro passos para ajudá-lo a economizar.
Home office permitiu algumas economias
Para quem teve o trabalho presencial substituído pelo home office, algumas despesas puderam ser evitadas. Veja algumas.
- Transportes: Quem usa carro próprio, transporte público, táxi ou aplicativo viu as despesas com o deslocamento na cidade serem reduzidas ou mesmo zeradas pelo home office. Esses gastos vão voltar a impactar o orçamento no retorno ao trabalho presencial.
- Alimentação fora: Mesmo quem tem vale-refeição acaba gastando mais quando está na empresa. Pode ser uma parada para o café, lanche ou mesmo refeições mais caras com colegas de escritório. No home office, a pessoa passou a gastar mais com alimentos comprados no supermercado.