Consumidor tem até o dia 15 de abril para negociar dívidas em atraso com bancos e financeiras em condições especiais
Consumidores endividados têm até o dia 15 de abril para negociar as parcelas atrasadas com bancos e financeiras pelo Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados, Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.
Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras, que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia, nem dívidas prescritas. Serão oferecidos descontos ou redução de taxas, extensão dos prazos para pagamento, alteração nas condições de pagamento, migração para outras modalidades de crédito mais baratas, de acordo com a política de cada instituição participante.
Segundo a Febraban, “vale lembrar que a negociação começa pelo envio de uma proposta de acordo ao banco, o que pode ser feito diretamente com a instituição financeira credora, em seus canais oficiais, ou pelo portal ConsumidorGovBr, lembrando que o consumidor precisa ter sua conta Prata ou Ouro”.
Saiba mais: Febraban dá dicas para bons acordos em mutirão de negociação de dívidas; saiba | O TEMPO