Exercícios aeróbicos e de força muscular são capazes de promover melhora da saúde vascular e de estimular a a formação de novos vasos sanguíneos. Entenda e conheça os benefícios da atividade física para quem sofre com a doença.
De acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), de janeiro a agosto deste ano foram realizadas 10.546 amputações de membros inferiores, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em decorrência de diabetes não controlada – uma média de 43 por dia – ao custo estimado de R$ 12,3 milhões. No mesmo período de 2019, foram 10.019 registros, que custaram R$ 11,6 milhões. Isso acontece porque a doença pode prejudicar também o sistema circulatório. O médico angiologista Almar Bastos, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), explica.
– O paciente portador do diabetes apresenta uma predisposição a fazer placa de aterosclerose nas paredes dos vasos sanguíneos. Esse acúmulo de gordura nas artérias propicia problemas como infarto, AVC e oclusões das artérias, que, no pior dos casos, podem ocasionar uma amputação – destaca.