O Dia do Aposentado é celebrado neste 24 de janeiro como forma de lembrar a criação da primeira lei brasileira destinada à Previdência Social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes. Chamada de Lei Eloy Chaves, ela é um marco na história previdenciária, pois lembra a greve dos trabalhadores das estradas de ferro de 1906. O direito à aposentadoria, porém, só foi conquistado no Brasil após anos e anos de luta, mas essa greve é um dos acontecimentos que mais se destacam.
Os trabalhadores protestavam pelo retorno da carga horária de dez horas por dia, seis dias por semana – a carga tinha sido recentemente aumentada; e contra o desconto de 30% do salário para uma aposentadoria privada obrigatória, cujos cálculos eram motivo de desconfiança.
Nos seus 15 dias de duração, com direito a conflitos violentos com a polícia, o movimento se alastrou pelo País e vários outros setores aderiram em solidariedade. Após as manifestações iniciais, a greve voltou a ocorrer em 1907, em 1917 e em 1919. Como consequência dela e de outras manifestações sociais, o advogado e deputado federal Eloy Chaves apresentou o primeiro projeto de Previdência Social do Brasil, que acabou com as previdências privadas obrigatórias e garantiu a aposentadoria como um direito.
Saiba mais em https://www.gaz.com.br/dia-do-aposentado-uma-data-com-muitos-significados/