Em 11 anos, os casos de HIV triplicaram. E o agravante é que isso não acontece apenas pelo envelhecimento dos pacientes, segundo os médicos
Grande parte das campanhas de conscientização sobre HIV e Aids tem os jovens como público-alvo, o que criou a impressão de que somente eles estão expostos ao risco de contrair o vírus. Mas pessoas mais velhas também estão vulneráveis. Prova disso é que, a cada ano, está aumentando o número de idosos com HIV no Brasil. E o agravante é que isso não acontece apenas pelo envelhecimento dos pacientes, segundo os médicos.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde sobre HIV /Aids, o número de pacientes diagnosticados com HIV com mais de 60 anos em 2007 era de 168. Após 11 anos, o número triplicou.
Em 2018, foram registrados 627 diagnósticos. “O HIV não tem idade e atinge todas as faixas etárias. Tanto idosos como jovens correm riscos e os dados mostram isso”, afirma a infectologista e diretora médica da Gilead Sciences, Anita Campos.
Clique aqui para continuar lendo: Saúde – iG @ https://saude.ig.com.br/minhasaude/2019-12-14/cresce-numero-de-idosos-com-hiv-no-brasil-entenda-motivo-e-como-se-prevenir.html