Oxford, Sinovac e outras: conheça as candidatas mais bem posicionadas na corrida por uma vacina que evite a Covid-19 — e quando podemos ter uma disponível
Quanto tempo ainda falta para termos uma vacina contra o coronavírus? E qual a possibilidade de ela chegar depressa ao Brasil? O quão eficaz seria? Estão aí algumas das perguntas que VEJA SAÚDE mais tem recebido. E elas são tão importantes quanto difíceis de responder categoricamente.
Apesar dos avanços recentes nas pesquisas, os imunizantes contra a Covid-19 mais avançados ainda precisam passar por uma baita prova de fogo: os estudos de fase 3. Eles são feitos com milhares de indivíduos, que comparam as candidatas com um placebo ou outra vacina e avaliam segurança e eficácia.
“Atualmente, dez vacinas estão sendo testadas em humanos. Algumas estão chegando à fase 3, o que nos deixa otimistas”, comemora a epidemiologista Cristiana Toscano, da Universidade Federal de Goiás, única representante brasileira no grupo da Organização Mundial de Saúde (OMS) que acompanha os estudos sobre o tema.
Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/como-funcionam-as-vacinas-mais-avancadas-contra-o-coronavirus/