O quadro Pode Perguntar esclarece dúvidas sobre o planejamento da aposentadoria de pessoas que trabalham por conta própria. O advogado Leandro Nagliate, especialista em previdência, fala sobre o assunto.
1- Cláudia Gonçalves, consultora em treinamento e desenvolvimento, contribuía na previdência privada, mas com a pandemia parou a contribuição desde 2020. Ela quer saber o que é melhor para autônomos e onde investir.
Leandro Nagliate: O planejamento previdenciário nada mais é do que a análise de todas as possibilidades para a gente conseguir verificar qual é a forma de aposentadoria mais vantajosa, ou seja, o recebimento do maior valor por parte do segurado. No caso dela, ela mesmo disse que tem contribuições anteriores a 2014. Eu vejo uma possibilidade para ela se aposentar somente por idade, porém ela tem 46 anos de idade, faltam 16 anos para ela cumprir o primeiro requisito que é a idade de acordo com a nova reforma da previdência, que é 62 anos. A previdência privada, no meu entendimento, é um investimento, vamos falar assim, muito melhor do que o regime geral. Porém, ela não pode esquecer que é regra, qualquer segurado que aufira a renda obrigatoriamente deve contribuir para a previdência.
Saiba mais em https://www.mixvale.com.br/2021/09/29/autonomo-e-o-planejamento-para-se-aposentar-no-inss/