Conforme denunciado pela Anapar ainda em 2019, INSS, em decisão unilateral, decidiu suspender o convênio que mantinha há décadas com os fundos de pensão, pelo qual o pagamento dos benefícios da previdência social era antecipado pelas entidades fechadas de previdência complementar com ressarcimento posterior por parte do governo. Previ, Petros e Funcef, os três fundos com maior número de assistidos prejudicados com esta decisão, comunicaram os aposentados em dezembro, a alteração nas datas de pagamento ocorrerá a partir de março.
Após pressão de entidades de representação dos trabalhadores, como a Fenae, que cobrou da Funcef um posicionamento em defesa de seus participantes e assistidos, há uma mobilização para tentar reverter este quadro. O presidente da Funcef, Renato Villela, anunciou que esteve reunido com representantes da Previ e com parlamentares, para buscar uma solução.
Veja mais em https://www.anapar.com.br/pressao-das-entidades-mobiliza-dirigentes-contra-a-extincao-de-convenio-com-o-inss/