Especialistas explicam como a medicina de precisão vem aperfeiçoando o tratamento de crianças e adolescentes com câncer
É sempre oportuno conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer, inclusive o infantojuvenil. Isso é fundamental para aumentar as chances de cura da doença, algo que estamos conseguindo cada vez mais nas últimas décadas.
O câncer, problema de alta complexidade e rápida evolução, já é a primeira causa de morte na população infantojuvenil. Mas, à medida que a ciência avança no combate aos mais variados tipos de tumor combate aos mais variados tipos de tumor com o desenvolvimento de medicamentos e as tecnologias evoluem com novos equipamentos de radioterapia, ressonância magnética de corpo inteiro, entre outros recursos, conseguimos imprimir uma nova perspectiva na vida de crianças e adolescentes com câncer.
Nesse cenário desafiador, a oncologia pediátrica evoluiu substancialmente nas últimas décadas. Tomemos como exemplo os índices de 40% de cura registrados na cidade de São Paulo nos anos 1990 para os atuais 70% alcançados pelo Hospital do GRAACC, desde que a doença seja detectada em estágio inicial.
Saiba mais: https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/os-progressos-no-tratamento-do-cancer-infantojuvenil/