Levantamento da fintech Onze mostra que a maioria dos entrevistados não pesquisa sobre o assunto
Pesquisa realizada pela Onze, fintech de saúde financeira previdência privada do Brasil, constatou que organizar as finanças pessoais ainda é uma realidade distante de muitos brasileiros. Entre os entrevistados, 47% admitiram que não conseguem organizar o próprio orçamento, 59% responderam que não sabem como fazer e 26% afirmaram que já tentaram, mas desistiram.
O levantamento avaliou o nível de conhecimento financeiro dos brasileiros e descobriu que 42% sabem pouco ou quase nada sobre finanças pessoais e investimentos. Outros 36% afirmaram ter apenas conhecimentos básicos, 19% sabem o suficiente para organizar as finanças pessoais, além de entenderem um pouco de investimentos e apenas 3% entendem bem sobre o assunto e organizam as próprias finanças.
O estudo buscou compreender, ainda, se as pessoas costumam pesquisar ou estudar materiais relacionados ao tema e revelou que 54% não têm esse hábito, sendo que a maioria desses diz nem saber por onde começar a se informar (47%). Entre os respondentes que pesquisam e estudam (46%), a maior parte utiliza o Google para essa finalidade (54%). Em seguida, vêm o YouTube e as redes sociais, com 49% das respostas.