Especialistas explicam os benefícios e mudanças que largar o cigarro acarreta ao organismo de um dia a 20 anos depois de abandonar o vício, e como isso afeta o desempenho esportivo
Muitos fumantes acreditam de que já fumaram durante tantos anos que o mal à saúde já está feito e não adianta mais parar. Nada mais longe da verdade. Parar de fumar é altamente benéfico independente do momento ou das condições. É possível observar mudanças no corpo imediatamente a partir das primeiras 72 horas sem cigarro. Neste 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, e o EU Atleta conversou com a médica cardiologista Jaqueline Scholz, diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do INCOR (Hospital das Clínicas da USP), e com o fisiologista do esporte Turibio Barros para entender os benefícios de parar com o fumo e como o corpo humano reage a essa ação ao longo dos dias, meses e anos.
De acordo com o INCA estima-se que, no Brasil, a cada ano, cerca de 157 mil pessoas morrem precocemente devido às doenças causadas pelo cigarro. Diversos estudos apontam que fumantes adoecem com uma frequência duas vezes maior que os não fumantes. Além disso, têm menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual do que os não fumantes.