Neste dia 12 de dezembro, em todo o mundo, milhares de pessoas se mobilizam no Dia da Cobertura Universal de Saúde. Esta é uma data para reunir esforços pela implementação de sistemas de saúde que possibilitem a todas as pessoas o acesso sem que lhes incorram comprometimentos financeiros onerosos – uma demanda global encarda como prioridade máxima para o desenvolvimento sustentável pela Organização das Nações Unidas (ONU). Todos os anos, mais de 1 bilhão de pessoas, ao redor do mundo, não podem arcar com o custeio de médicos, remédios ou cuidados essenciais sem se colocarem em situação econômica de risco.
Aqui no Brasil, nossa constituição assegura o acesso gratuito à saúde como um direito fundamental, o que não quer dizer que não tenhamos grandes dificuldades. O Sistema Único de Saúde (SUS), seus trabalhadores e usuários convivem cotidianamente com falta de recursos, gestão ineficiente e carência de políticas públicas eficazes de médio e longo prazo. No âmbito da oncologia a situação é ainda mais grave apesar de constantes esforços de grupos médicos e de profissionais da saúde em vários hospitais que atendem câncer no país inteiro.
Clique aqui para continuar lendo: https://tribunadovale.com.br/index.php/o-desafio-da-cobertura-mais-universal-em-saude-no-brasil/