Após dias de onda de calor sufocante, a temperatura volta a cair em algumas regiões do Brasil; veja como o corpo reage
Depois de dias em uma onda de calor sufocante, que atingiu diversos estados do Brasil nas últimas semanas, a temperatura vai voltar a cair. De acordo com a previsão meteorológica, a chegada de uma frente fria na sexta-feira (22) deve fazer os termômetros despencarem na região Sul e Sudeste, o que favorece o aparecimento de infecções respiratórias e crises alérgicas.
“Quando há uma mudança na temperatura, com uma redução brusca, acontece uma modificação nas características da secreção das vias aéreas, o que pode desencadear uma crise de asma em quem já tem o diagnóstico, causando tosse, falta de ar, chiado no peito, entre outros sintomas”, explica Gustavo Prado, pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, à CNN.
Tempestades e enchentes também trazem riscos à saúde respiratória
Não é somente a queda brusca de temperatura que pode desencadear doenças respiratórias. Eventos climáticos extremos, como tempestades fortes e enchentes — como as que atingiram Porto Alegre na madrugada de quinta-feira (21) — também representam riscos para a saúde, conforme explica Prado.
“Grandes chuvas e alagamentos estão relacionadas à ocorrência de diversas doenças. Do ponto de vista respiratório, a proliferação de bactérias e de mofo em um ambiente com mais umidade pode provocar o desenvolvimento de sintomas respiratórios”, afirma o pneumologista.
Saiba mais: Mudança de temperatura afeta a saúde: saiba os riscos e como se proteger | CNN Brasil