Longevidade também impacta todos os setores da sociedade brasileira, afirmam palestrantes em evento
A longevidade é uma revolução que impacta todos os setores da sociedade brasileira, principalmente a Previdência Social. A avaliação é do
médico gerontólogo Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-Brasil), que participou do Fórum da Longevidade do Bradesco, realizado em São Paulo no início da semana.
Ainda com relação à Previdência, João Paulo Cunha, diretor do Instituto de Pesquisa Locomotive, destaca que existe hoje uma discussão do que vai ser o mundo do trabalho daqui algumas décadas, principalmente com a implementação da Inteligência Artificial. “A pergunta é que tipo de modelo teremos de trabalho para os brasileiros que estão sendo formados hoje e que acaba sendo decisivo para o modelo de previdência que teremos para o futuro”, comenta o diretor do Instituto de Pesquisa Locomotive.
Segundo Cunha, todas essas questões vão tornar necessário que a sociedade pense novas maneiras de produção de renda que são diferentes
das de hoje. “Teremos um mundo do trabalho e uma Previdência diferentes”, acrescenta. Cunha destaca que percebe uma insegurança no horizonte da população com relação à inserção no mercado de trabalho.
“O modelo atual de Previdência, devido às novas relações de trabalho e à Inteligência Artificial, terá que ser revisto no Brasil”, destaca. Para o gerontólogo, o envelhecimento é uma realidade e existe uma alternativa para a sociedade brasileira: envelhecer com qualidade.
Saiba mais: 11-JSP010-DIG.pdf (jornaldocomercio.com)