Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar da Folha de Pernambuco
Julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais. É a campanha Julho Amarelo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 57% dos casos de cirrose hepática e 78% dos de câncer hepático estão diretamente relacionados aos vírus das hepatites B e C, enquanto cerca de 1,5 milhão de mortes estão relacionadas às hepatites virais.
As hepatites virais conhecidas são causadas pelos vírus A, B, C, D e E. As hepatites causadas pelos vírus A e E são, normalmente, por contágio fecal-oral, enquanto as hepatites B, C e D são transmitidas por contato com sangue, pela via sexual e perinatal. O período perinatal da gravidez humana decorre entre as 22 semanas completas (154 dias; 5 meses e meio) e os 7 dias completos após o nascimento.
Prevenção:
As hepatites virais podem ser evitadas.
As dos tipos A e E são evitadas pelo uso de água tratada, saneamento básico e higienização adequada dos alimentos. A hepatite A também pode ser prevenida pela vacina, dentro do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 15 meses a 5 anos incompletos. A vacina da hepatite A é fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).