Que atire a primeira pedra quem nunca precisou enfrentar uma situação inesperada ou um aperto financeiro durante a vida. Um estudo realizado pelo Instituto FSB Pesquisa, divulgado em agosto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), afirma que os moradores do Sul são os mais endividados do país. Segundo os dados do estudo, 26% dos habitantes do Sul contraíram dívidas nos últimos 12 meses da data em que foi feita a pesquisa, contra 22% no Brasil.
Com o objetivo de informar a população sobre como funciona o mercado financeiro e prevenir o superendividamento, foi criado o projeto Direito em Conta. A iniciativa é da Defensoria Pública do RS (DPE/RS), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJRS) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Imprevistos
Durante a pandemia de coronavírus, a professora da rede estadual Graziella Franco, 47 anos, de Santa Cruz do Sul, se viu em meio a uma quantidade exacerbada de dívidas. Pagar o valor total da fatura do cartão de crédito já não era mais possível. Foi quando ela recorreu ao cheque especial. A situação saiu do controle e todo dinheiro que entrava era utilizado para pagar os juros gerados pelas dívidas existentes.