Você entrou em um financiamento imobiliário de 30 anos com parcelas a perder de vista? Existe uma maneira de reduzir esse prazo e concluir o pagamento antes do previsto. Trata-se da amortização. Com ela, o cliente antecipa parcelas que seriam pagas no futuro e consegue reduzir tanto o valor total da dívida quanto os juros. Veja abaixo como ela funciona.
O que é amortizar um financiamento? Quando a pessoa entra em um financiamento, ela passa a dever ao banco não só o valor que pegou emprestado, mas também os juros que se acumulam durante todo o período de pagamento. No exemplo, são 30 anos de juros sobre juros. Amortizar é o mesmo que pagar o financiamento. No caso em questão, a amortização se refere ao pagamento antecipado do saldo devedor.
Entrou dinheiro extra?
Coloque na amortização Para pagar 30 anos de financiamento em três, é preciso ter boa organização financeira e disciplina. Conseguiu economizar no mês ou recebeu um dinheiro extra, como décimo terceiro salário, horas extras ou participação nos lucros? Use esses valores na amortização.
30 anos em três: como fazer?
Veja o exemplo de uma pessoa que tomou um financiamento de R$ 200 mil para pagar em 30 anos, ou 360 parcelas. Ela usou a tabela SAC, a mais comum nesse caso, na qual a parcela começa mais alta e vai diminuindo ao longo do tempo.
Saiba mais: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/06/30/financiamento-imobiliario-amortizacao.htm