É #FAKE que INSS vai deixar de pagar aposentadoria a quem não tem a nova identidade em 2026

Entre as publicações com alegação falsa, está um vídeo feito com IA que mostra uma personagem imitando uma repórter de telejornal. Medida não afeta quem já recebe benefício; nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) vai se tornar obrigatória apenas em 2028.

Circulam nas redes sociais publicações alegando que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai deixar de pagar aposentadoria em 2026 a cidadãos sem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). É #FAKE.

O que dizem as publicações falsas?

  • Publicados em redes sociais como TikTok e Facebook entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026, os conteúdos sugerem que o INSS deixará de fazer o pagamento a quem não tem a nova identidade.
  • Um vídeo compartilhado no Facebook em 24 de dezembro mostra uma personagem criada com inteligência artificial (IA) que faz o papel de uma repórter de telejornal. Ela diz: “A partir de janeiro será obrigatória a nova identidade. É isso mesmo, você precisará tirar a nova identidade para continuar recebendo os benefícios do INSS […]”.
Mas isso é mentira. O INSS não deixará de pagar quem já recebe os benefícios e ainda não tem a CIN em 2026. A nova identidade vai passar a ser obrigatória para esse fim apenas em 1° de janeiro de 2028 (leia mais abaixo).

⚠️ Por que isso é mentira?

Nesta segunda-feira (26), a agência Brasil (serviço público de notícias) publicou um texto com o seguinte título: “INSS não deixará de pagar aposentadoria a quem não tem nova identidade”O conteúdo destaca que:

Saiba mais: INSS não deixará de pagar quem não tem nova identidade em 2026 | G1