Enfermeira da comissão de hemoterapia do Hospital Jayme da Fonte, Bruna Nóbrega, explica o assunto
No contexto da medicina, a doação de sangue desempenha um papel importante para a segurança dos procedimentos que envolvem as transfusões durante as internações hospitalares. No entanto, é comum que algumas etapas do processo provoquem dúvidas nos doadores e na família dos pacientes receptores.
De acordo com a enfermeira da comissão de hemoterapia do Hospital Jayme da Fonte, Bruna Nóbrega, as transfusões de sangue são frequentemente necessárias em situações médicas críticas, como cirurgias, tratamentos de câncer, complicações durante o parto e doenças graves.
Reposição
Para garantir a disponibilidade de sangue seguro e compatível em momentos críticos, os hospitais dependem das doações voluntárias ou de reposição.
“As doações de reposição são realizadas por familiares, amigos e conhecidos de pacientes que necessitam de transfusões ou de reservas cirúrgicas. Essas doações são feitas no banco de sangue em nome do paciente e do hospital, garantindo que os estoques utilizados sejam repostos”, explica Bruna.
Saiba mais: Doações de sangue para quem está hospitalizado: entenda como acontece – Vida Plena – Folha PE