São geralmente mostrados como uma alternativa melhor que a poupança, mas a verdade é que em muitos casos a rentabilidade líquida final apenas empata com ela.
Dessa forma, o ideal é buscar opções com retornos melhores fora dos grandes bancos. Quer seja através de fintechs , quer seja em corretoras de valores. Lá, as taxas dos CDB costumam ser maiores.
O que é CDB?
A sigla, conforme mencionei, significa Certificado de Depósito Bancário. A saber, ele é um título de renda fixa emitido por bancos.
Na prática, ao investir em um CDB, o investidor está emprestando seu dinheiro para o banco. Como resultado, estes recursos serão emprestados a juros como crédito depois.
O banco então capta dinheiro através do investidor do CDB e empresta para quem quer tomar crédito para consumo.
Nesse sentido, o investidor é remunerado com uma taxa (pré ou pós-fixada). Em outras palavras, esta é a rentabilidade do CDB.
Justamente por serem uma maneira de captar dinheiro para “girar”, não há cobrança alguma de taxa de administração no CDB.
Assim, também não é comum haver cobrança de corretagem ou custódia por parte de corretoras que oferecem CDBs de diferentes instituições.
Saiba mais em https://dinheirama.com/cdb-como-investir/