Bomba de insulina é um dispositivo eletrônico que fica conectado ao corpo liberando insulina de forma contínua durante 24 horas e em doses muito pequenas de acordo com as necessidades da pessoa, sendo indicado nos casos de diabetes tipo 1 ou tipo 2, pois funciona imitando o funcionamento do pâncreas.
Geralmente, a bomba de insulina ou bomba de infusão de insulina, utiliza insulina de ação rápida e/ou de ação curta, pois a bomba é programada para liberar pequenas quantidades de insulina ao longo do dia, continuamente para manter os níveis de açúcar no sangue dentro dos valores normais.
Este aparelho pode ser usado acoplado à cintura ou braço, e conectado ao corpo por uma pequena cânula com uma agulha flexível no abdômen e deve ser usado somente com indicação do endocrinologista. Além disso, seu uso deve ser orientado por um enfermeiro ou educador em diabetes.
Para que serve
A bomba de insulina serve para o tratamento da diabetes tipo 1 ou tipo 2, nos casos em que a produção de insulina pelo corpo não é suficiente para controlar os níveis de açúcar no sangue.
O uso da bomba de insulina deve ser indicado pelo endocrinologista, sendo necessário acompanhamento médico regular para avaliar a adaptação do uso da bomba, assim como verificar o controle da glicemia e a eficácia do tratamento da diabetes.
Saiba mais: Bomba de insulina: como funciona e quando é indicada – Tua Saúde (tuasaude.com)