Quando o assunto são dívidas de longo prazo, a amortização pode ser uma aliada no orçamento familiar
Financiar um carro, uma casa ou contratar algum outro tipo de crédito de longo prazo, pagar parcelas durante anos e, tempos depois, descobrir que a dívida ainda está mais alta do que se imagina. Assim como milhões de brasileiros, é possível que você também já tenha passado por essa situação e tomado um susto, principalmente se nunca atrasou nenhuma parcela. Para conter esse problema, a amortização pode ser um bom remédio.
As coisas podem ficar ainda mais confusas quando dois contratos tiverem valor financiado, taxa e prestações iguais, mas apresentarem valor total de liquidação diferentes. Em outras palavras: mesmo idênticos nesses três aspectos, um pode custar mais caro do que o outro.
Isso se deve ao conceito de amortização, muito importante quando o assunto é endividamento. Para explicar o tema, o InfoMoney preparou este conteúdo, mostrando como funciona a amortização, de que forma ela acontece e outros pontos fundamentais para que você não tenha surpresas no seu planejamento financeiro caso esteja pensando em financiar um bem ou tomar um empréstimo pessoal. Continue a leitura e saiba tudo o que precisa sobre o assunto.
Saiba mais: Amortização: o que é, como funciona e quais os tipos (infomoney.com.br)