A demora na aprovação do Orçamento 2021 fará com que aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não recebam a primeira parcela do 13º neste mês. O depósito foi prometido pelo Governo Federal em janeiro deste ano.
De acordo com o portal O Globo, técnicos teriam informado que a folha de pagamentos de fevereiro já teria começado a ser processada sem a primeira parcela do 13º, o que geraria tal atraso.
E não somente o 13º, mas a aprovação do Orçamento 2021 interfere diretamente em todos os gastos da União. Vale lembrar que “38% do valor previsto para a Previdência depende de uma autorização especial do Congresso para que o Executivo se endivide além do permitido pela chamada regra de ouro”, ressalta O Globo. Tais recursos só podem ser liberados após aprovação do Orçamento.
A expectativa é que o Orçamento 2021 seja votado no próximo mês, em março. E que a antecipação da primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS saia na folha de pagamentos de abril.