Vacina inédita no SUS protege recém-nascidos contra formas graves da doença e reduz hospitalizações. Crianças menores de 2 anos são as mais afetadas
O Ministério da Saúde faz um alerta para que gestantes a partir da 28ª semana se vacinem contra o vírus sincicial respiratório (VSR) principal causador da bronquiolite em bebês menores de 2 anos. A estratégia, inédita no Sistema Único de Saúde (SUS), busca garantir proteção antes do período de maior circulação do vírus, que tende a se intensificar a partir de fevereiro, com pico nos meses de abril e maio.
A imunização permite a transferência de anticorpos da mãe para o bebê ainda durante a gravidez, e isso protege a criança nos primeiros seis meses de vida, fase de maior vulnerabilidade às formas graves da doença.
A estimativa do ministério é de que a vacinação possa evitar cerca de 28 mil internações por ano e beneficiar aproximadamente dois milhões de recém-nascidos.
“O VSR é o principal agente causador da bronquiolite em bebês. É responsável por grande parte das internações pediátricas por infecções respiratórias”, alerta o pediatra Eduardo Jorge da Fonseca Lima, presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria.






