Veja como usar esse conceito a favor das finanças e da segurança financeira na aposentadoria
Não é segredo que gerir o dinheiro de forma eficaz traz inúmeros benefícios para a vida de uma pessoa. Nesse contexto, a literacia financeira – ou habilidade para lidar com as finanças pessoais e tomar decisões assertivas sobre o dinheiro – é uma competência essencial para quem quer administrar de maneira satisfatória os recursos.
Na prática, esse conhecimento melhora a relação com o dinheiro ao favorecer, por exemplo, o hábito de poupar e de evitar gastos e dívidas desnecessárias. Os benefícios de contar com a literacia financeira são muitos: evitar gastos desnecessários, incentivar maneiras de economizar recursos para o futuro e alcançar metas financeiras.
A literacia financeira também ajuda as pessoas a entenderem melhor o funcionamento das instituições financeiras, como bancos, corretoras e escritórios de investimento.
Conceitos da literacia financeira
Os principais conceitos da literacia financeira devem ser aplicados na prática. O primeiro deles, e um dos mais importantes, é o planejamento do orçamento mensal. Esse controle das contas pode ser feito por meio de aplicativos ou de uma planilha que relacione as entradas e saídas de recursos. A partir dessa visão panorâmica das finanças, fica mais fácil separar todo mês uma quantia para ser investida.
Saiba mais: Você sabe o que é literacia financeira? Entenda como ela pode te ajudar (infomoney.com.br)