Uma das características mais marcantes da varíola dos macacos são as erupções cutâneas que podem surgir em diversos locais do corpo. Além dos sinais clássicos de uma infecção, como febre e dores no corpo, as pústulas são o principal sintoma do vírus monkeypox. Porém, pesquisadores espanhóis alertam que as lesões estão diferentes no surto atual da doença em comparação com os registros anteriores, com bolhas chamadas de pseudo-pústulas sendo predominantes agora.
Em novo estudo, publicado nesta semana na revista científica British Journal of Dermatology, dermatologistas analisaram 185 pacientes de maio a julho deste ano no país. Os pesquisadores observaram que na maioria dos casos as lesões foram principalmente nas genitais, relatadas por 53% dos contaminados, na face (39%), nos braços e mãos (38%) ou na região perianal (34%). No entanto, as erupções, embora semelhantes às pústulas tradicionais, eram sólidas e não continham pus.
“A varíola dos macacos é frequentemente descrita como causadora de pústulas, lesões cheias de pus, mas neste surto o principal sintoma da pele são pseudo-pústulas, bolhas brancas e sólidas que parecem pústulas, mas não contêm nenhum pus. Esta característica é muito rara em outras doenças, por isso é um sinal muito claro do vírus monkeypox”, alerta o principal autor do estudo e coordenador da Academia Espanhola de Dermatologia, Ignacio Doval, em comunicado.