Método tradicional para ajudar na coleta de dinheiro, a vaquinha ganhou contornos tecnológicos graças a plataformas onde qualquer um pode começar uma campanha de financiamento coletivo. Escritores, cantores e criadores de conteúdo muitas vezes optam pela modalidade para tirar seus projetos do papel de forma independente.
O especialista em finanças e fundador da Wide Brazil People José Roberto Araújo Filho dá dicas de como se planejar para conseguir ter sucesso na captação de recursos via financiamento coletivo.
Tenha um plano de negócios detalhado
Para uma preparação eficaz no lançamento de uma campanha de crowdfunding, é crucial ir além da mera exposição dos objetivos financeiros. Além de um plano de negócios detalhado, é necessário criar uma proposta que não só capte a atenção dos investidores, mas também ofereça um valor tangível aos apoiadores.
Ofereça recompensas
Ao oferecer recompensas, a pessoa física não apenas estimula o engajamento, mas também fornece incentivos tangíveis aos apoiadores. Estas podem variar desde brindes exclusivos, acesso privilegiado ao produto ou serviço, até experiências únicas relacionadas ao projeto. Por exemplo, ao financiar um filme independente, as recompensas poderiam incluir pôsteres autografados, convites para eventos exclusivos de pré-lançamento ou até mesmo participação no processo criativo. Essa abordagem não apenas atrai investidores, mas também constrói uma comunidade em torno do projeto, promovendo um envolvimento mais duradouro.