Para o Brasil conter a pandemia em até um ano, a vacinação no país precisará chegar a 2 milhões de pessoas por dia, de acordo com os cálculos de um estudo publicado em fevereiro pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei).
Com média de 185 mil imunizações por dia — considerando as 5.756.502 de doses aplicadas entre 18 de janeiro e 19 de fevereiro —, o Brasil precisaria aumentar 10,7 vezes a quantidade de pessoas vacinadas por dia para conter a pandemia em um ano.
Essa meta pode demorar a chegar já que algumas cidades estão parando de vacinar contra a covid-19 por falta de doses, e o Ministério da Saúde deverá ter metade das doses esperadas para o mês de fevereiro.
Quando a meta for atingida, os casos ativos devem variar de 8 mil — com uma vacina 50% eficaz — a 201 com um imunizante 90% eficiente. “Nesse ritmo, a pandemia estaria controlada após um ano da vacinação, independentemente da eficácia da vacina”, diz o estudo.