“Cantar é uma saída” (senhor Félix, 64, cantor, em apresentação no The Voice+ que foi ao ar no dia 07/02/2021).
Cantar talvez seja um dos hábitos mais prazerosos, democráticos e universais que temos à nossa disposição. Canta a mãe ou pai para uma criança, canta a criança (e isso é tão mágico e uma das maiores maravilhas do mundo), canta a turma da adolescência (talvez menos do que seria esperado), cantam os adultos (alguns já envergonhados) e cantam as pessoas idosas (mas poucos têm os ouvidos e o tempo para ouvi-las), infelizmente.
Os meus almoços aos domingos ganharam um tempero a mais, têm uma sonoridade diferente e experiente. São senhores e senhoras tão elegantes, com sorrisos tão sinceros e posturas como de quem vai a uma festa ou a um baile, de quem já sabe que é rainha ou rei, vencedor e vencedora.
As marcas do tempo nos seus rostos, nas suas mãos, nos sorrisos ou na forma de andar não conseguem se sobrepor aos sonhos que cada pessoa idosa extravasa com o microfone em mãos. Elas nos encantam, nos emocionam, nos fazem chorar ou nos lembrar de cenas de quando éramos mais novos, ou de quando convivíamos com alguém mais velho da família ou do bairro onde já residimos.