Atendimento telefônico: (81) 3366.2418/ (81) 3366.2434 (de segunda a sexta, das 8h às 16h).
Atendimento pelo whatsapp: (81) 33662414 (de segunda a sexta, das 8h às 16h).
Correio eletrônico: centralderelacionamento@compesaprev.com.br.

Atendimento Posto Compesa Cruz Cabugá: (81) 3412-9035.
Horário de atendimento: segunda a sexta das 08h às 13h e das 14h às 16h.

Indicação de Urgência / Emergência Rede Credenciada:(81) 9.9293.0686 / (81) 9.9725.0600 (Números disponíveis de segunda à sexta, fora do horário de atendimento. Nos sábados, domingos e feriados 24 horas.).

Sono saudável reduz risco cardíaco: veja 10 dicas para dormir melhor

Dois especialistas explicam estudo americano sobre o tema e orientam sobre como conseguir melhorar a rotina ao dormir, incluindo exercícios físicos

 

Dormir não é para os fracos, ao contrário do que diz o ditado. A hora do sono é um momento essencial para o nosso corpo e mente e sua importância não deve ser menosprezada. Tanto que uma boa qualidade do sono está ligada a um menor risco de insuficiência cardíaca, segundo novo estudo americano publicado pela revista Circulation, da American Heart Association, em novembro. Para isso, é necessário criar hábitos saudáveis de sono, como adequar aquela famosa rotina de dormir entre sete a oito horas por noite. Mas não basta quantidade. É preciso, como dissemos, qualidade. Com a ajuda dos especialistas Marco Túlio de Mello, membro da Associação Brasileira do Sono, e Monica Andersen, diretora do Instituto do Sono, o EU Atleta explica o que são hábitos saudáveis de sono e quais os problemas em dormir mal, além de dar dicas para alcançar noites tranquilas. Confira!

 

O estudo

O estudo norte-americano teve como objetivo analisar “a relação entre padrões de sono saudáveis e risco de insuficiência cardíaca”. Na avaliação, 408 mil participantes entre 37 a 73 anos foram acompanhados durante 10 anos. Foi constatado que 5.221 pessoas apresentaram o quadro de insuficiência cardíaca.

O estudo detectou que, depois de avaliar casos de diabetes, hipertensão, uso de medicamentos, variações genéticas e outras covariáveis, “os participantes com o padrão de sono mais saudável tiveram uma redução de 42% no risco de insuficiência cardíaca em comparação com pessoas com um padrão de sono não saudável”.

Sintomas e consequências

Quando o sono começa a se tornar um verdadeiro pesadelo, lentamente aparecem sinais. Geralmente, isso se torna mais detectável ao longo do dia, sobretudo ao acordar com mau humor frequente, perda de memória e indisposição. De acordo com Andersen, a má qualidade do sono resulta em uma série de problemas, afetando o bem-estar físico e psicológico. E cita algumas consequências:

Sonolência diurna
Perda de memória
Irritabilidade
Ganho de peso
Ansiedade
Depressão
Queda na libido
Maior risco de acidentes
Enfraquecimento da imunidade
Hipertensão
Problemas cardiovasculares
E como saber se estamos dormindo mal? Há sinais claros, como os abaixo:

Insônia constante
Ronco
Sonolência no período diurno
– Ronco isolado é uma condição que não necessariamente é preocupante, mas se associado à apneia obstrutiva do sono, aí sim passa ser distúrbio de sono que pode levar o indivíduo a ter várias comorbidades – explica Andersen.

Um dos riscos quando não existe uma boa qualidade no sono é o surgimento de problemas cardiovasculares. Como apresentado no estudo, o nosso organismo está mais suscetível a apresentar determinadas doenças pela ausência de hábitos saudáveis ao dormir. Isso não deve ser menosprezado, sobretudo para quem está em grupos de riscos, como obesos e hipertensos.

 

– Não ter uma boa noite de sono e qualidade de vida, nem dormir o tempo necessário, vai acabar promovendo o aumento de peso, aumento da pressão arterial e insuficiência cardíaca. Quando a pessoa não dorme o tempo que deveria, prejudica a libido, ela perde força, ganha peso, ao trocar músculo por gordura. Tudo isso é muito ruim, além dos problemas de humor, como depressão – relata Mello

 

Clique aqui para ler a matéria completa

ENDEREÇO

Endereço Sede: Rua Augusto Rodrigues, 60 - Torreão, Recife - PE, Brasil - CEP.: 52.030-215

Ouvidoria: (81) 3366-2421

Atendimento presencial:

Atendimento telefônico Central de Relacionamento: (81) 3366.2418/ (81) 3366.2434 (de segunda a sexta, das 8h às 16h).

Encarregado de Proteção de Dados/DPO:
Pitter Renato Tavares da Silva
Contato: dpo@compesaprev.com.br

Atendimento Sede: segunda a sexta

CNPJ: 12.585.261/0001-08