Devolução de valores, no entanto, segue abaixo de 10%. Novo mecanismo dispensa clientes de interação com atendentes de bancos e fintechs para solicitar ressarcimento
A criação de um botão para contestação de supostas fraudes no Pix fez com que as solicitações de devolução de valores disparassem. No entanto, o ressarcimento aos correntistas segue abaixo de 10%, segundo o Banco Central (BC).
Os números mostram que a maioria de reinvindicações é rejeitada pelos bancos, percentual que aumentou com o botão criado para facilitar a reclamação dos usuários.
De janeiro a agosto deste ano, 1,3 milhão de operações Pix foram contestadas por mês, em média. Esse número pulou para 3,5 milhões em outubro, quando começou a funcionar o botão de contestação, um aumento de 169%. Em novembro, foram 3,4 milhões de solicitações.
Já a fatia de pedidos aceitos variou de 26% na média dos oito primeiros meses de 2025 (338 mil) para 12% em outubro (422 mil) e 9% em novembro (297 mil). O percentual de recursos devolvidos, por sua vez, se manteve em 9,2% na média de janeiro a agosto (R$ 56 milhões) e em outubro (R$ 70,3 milhões), mas caiu para 7,1% em novembro (R$ 62,8 milhões).
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