Percentual dos que acreditam que situação vai piorar supera os 60% registrados em 2015, com início de recessão
O pessimismo do brasileiro com a situação econômica do país atingiu o maior patamar desde o início da pandemia. Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado mostra que 65% dos brasileiros acham que a situação vai piorar. Em dezembro passado, 41% dos entrevistados tinham essa expectativa. A fatia dos que apostam em melhora da economia caiu de 28% para 11%.
O patamar de pessimismo é o maior desde 1997, quando o Datafolha iniciou pesquisa dobre o tema. O recorde anterior era de março de 2015, quando 60% achavam que a situação iria piorar. O cenário era de recessão, iniciada no governo Dilma Rousseff (PT).
As mulheres demonstram mais pessimismo que os homens – 71% delas disseram que a situação econômica vai piorar; enquanto 59% dos homens disseram isso. Por região do país, o pessimismo é maior no Sul (68%), Sudeste e Nordeste (66%). No Norte e no Centro Oeste, o percentual ficou em 59%.