Atendimento telefônico: (81) 3366.2418/ (81) 3366.2434 (de segunda a sexta, das 8h às 16h).
Atendimento pelo whatsapp: (81) 33662414 (de segunda a sexta, das 8h às 16h).
Correio eletrônico: centralderelacionamento@compesaprev.com.br.

Indicação de Urgência / Emergência Rede Credenciada:(81) 9.9293.0686 / (81) 9.9725.0600 (Números disponíveis de segunda à sexta, fora do horário de atendimento. Nos sábados, domingos e feriados 24 horas.).

Pagamento por aproximação: experiência do cartão vai migrar para o Pix?

Conjunto de soluções sob estudo devem deixar Pix ainda mais absoluto no sistema financeiro, na visão de especialistas; veja quais são

A esteira de inovação do Pix promete muitos recursos: Pix Automático, Pix Parcelado e Pix recorrente já estão no radar dos mais antenados. Mas uma outra modalidade que também deve ser amplamente utilizada é a do Pix offline ou Pix por aproximação, que basicamente vai permitir que o usuário pague com a ferramenta de transação da mesma forma como usa o cartão via NFC (Near Field Communication) pelo celular.

O recurso já foi ventilado em outras oportunidades, mas, durante a Febraban Tech 2024, Carlos Brandt, considerado o “pai do Pix” no Banco Central, voltou a falar sobre a possibilidade no painel “A evolução dos pagamentos instantâneos na economia digital”.

“Ainda não temos um nome oficial para o produto que vai surgir, mas já está em discussão. É também complemento da própria jornada sem redirecionamento no âmbito do Open Finance. Ela já viabiliza a base do Pix offline, mas temos que avaliar as trocas de informações entre os devices [celular e maquininha]. De qualquer maneira, tem potencial para trazer outro conjunto de soluções e continuar o processo de digitalização da economia”, avaliou o chefe de departamento adjunto do BC.

Na visão dele, o recurso pode ser uma “solução” ofertada para pagamentos de valores menores, como no transporte público, por exemplo.

“Sempre há desafios de segurança e precisamos garantir que será eficiente, mas a digitalização com o Pix vem também com redução de custos. É caro lidar com o dinheiro físico. Além disso, o cartão de crédito atende muito bem uma fatia da sociedade, mas nem todo mundo tem. O Pix é mais amplo”, defendeu Brandt.

O porta-voz do BC afirma que o Pix tem “por vocação” abrir espaço para outras soluções porque pode ser integrado a todas elas, como Open Finance e Drex. “Não existe começo, meio e fim. É um caminho constante para evoluir conforme a sociedade”, diz.

Saiba mais: Pagamento por aproximação: experiência do cartão vai migrar para o Pix? (infomoney.com.br)

ENDEREÇO

Endereço Sede: Rua Augusto Rodrigues, 60 - Torreão, Recife - PE, Brasil - CEP.: 52.030-215

Ouvidoria: (81) 3366-2421

Atendimento presencial:

Atendimento telefônico Central de Relacionamento: (81) 3366.2418/ (81) 3366.2434 (de segunda a sexta, das 8h às 16h).

Encarregado de Proteção de Dados/DPO:
Pitter Renato Tavares da Silva
Contato: dpo@compesaprev.com.br

Atendimento Sede: segunda a sexta

CNPJ: 12.585.261/0001-08