Oito anos depois de contrair o HIV, o vírus que causa a AIDS, uma mulher argentina teve uma excelente notícia: o invasor havia praticamente desaparecido de seu corpo. A notícia chocante deixou os pesquisadores com uma pulga atrás da orelha, já que eles não conseguiram encontrar evidências de qualquer partícula viral do HIV apesar da análise de um grande número de células de sangue e tecidos. Isso sugere que esta paciente pode ter naturalmente alcançado uma cura esterilizante, segundo o que os cientistas escreveram no jornal Annals of Internal Medicine.
Os médicos que atenderam a paciente disseram que ela pertence a um grupo raro de pacientes com HIV chamados de “controladores de elite”. Ou seja, embora o vírus esteja presente no sistema dessas pessoas, elas são capazes de manter uma carga viral baixa o suficiente para não desenvolver sintomas, mesmo sem tratamento. Apenas 1% das pessoas que possuem HIV têm essa condição.
Saiba mais em https://olhardigital.com.br/2021/11/21/medicina-e-saude/paciente-elimina-o-virus-da-aids-sem-nenhum-tipo-de-tratamento/