Meme e até filtro em aplicativo de rede social, o tremor nos olhos tem se tornado queixa comum. Involuntário, o espasmo consiste em contrações do músculo orbicular localizado ao redor dos olhos e é conhecido tecnicamente como mioquimia palpebral.
“É um sinal de estresse e cansaço físico e mental, que ocorre quando a pessoa está sobrecarregada no trabalho ou passando por um momento de vida delicado”, afirma Midori H.Osaki, oftalmologista, presidente da SBCPO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular) e professora afiliada do departamento de oftalmologia da Unifesp.
Falta de sono e ansiedade também são causas, assim como excesso de álcool e tabagismo. Além disso, segundo Claudio Lottenberg, oftalmologista e presidente do conselho do Hospital Israelita Albert Einstein, o consumo excessivo de cafeína, seja no café, chá, refrigerante ou bebida energética, pode estimular os músculos e desencadear o tremor.
Confira algumas explicações sobre as principais dúvidas relativas aos tremores que surgem inesperadamente e podem durar de segundos a horas e, ocasionalmente, dias ou semanas.
Saiba mais: Olho tremendo por aí? Além de estresse, veja o que mais explica o sintoma (uol.com.br)