Depois da água, a bebida mais consumida pelos brasileiros é o café, que tem entre os seus componentes uma substância muito estudada pelos cientistas, a cafeína.
Além de atuar no SNC (sistema nervoso central), ela é capaz de agir nos principais sistemas do organismo, inclusive no gastrointestinal. O consumo moderado dessa substância é seguro para a maioria das pessoas, e isso também é considerado parte de um estilo de vida saudável.
Como cada pessoa reage a seu modo à cafeína, sentir desconforto após o consumo de café com o estômago vazio é uma queixa comum nos consultórios de médicos e nutricionistas. Mas os especialistas garantem: na maior parte das vezes, esse sintoma pode ser controlado.
- O consumo máximo de cafeína é de 400 mg ao dia para adultos saudáveis.
- Essa quantidade equivale a 450 ml de café coado fraco (6 cafezinhos); 500 ml de instantâneo (7 cafezinhos); 115 ml de café expresso (1 xícara café bem cheia).
- Grávidas e lactantes devem limitar-se a um máximo 200 mg ao dia. A orientação é da ACOG (sigla em inglês para o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia).
Os efeitos no seu corpo
Os especialistas consultados explicam que tomar café, por si só, não é capaz de causar algum tipo de dano gastrointestinal.
Saiba mais: O que acontece no seu corpo quando você toma café com estômago vazio (uol.com.br)