Cientistas norte-americanos desenvolveram um novo exame de sangue que consegue detectar cinco tipos diferentes de câncer com quase quatro anos de antecedência na comparação com os testes tradicionais. A pesquisa foi publicada hoje pela revista científica Nature após estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em San Diego, em uma parceria com a Universidade Fudan, na China, e da start-up internacional Singlera Genomics.
A técnica foi batizada de PanSeer e conseguiu reconhecer de maneira precoce, em pessoas sem sintomas, tumores no estômago, esôfago, colorretal, pulmões e fígado em 91% dos casos. Os casos surgiram no período de um a quatro anos após o teste. Ele ainda detectou a doença em 88% dos casos de pessoas que já tinham o diagnóstico confirmado e conseguiu acertar, em 95% das vezes, as pessoas que não desenvolveriam nenhum tipo de câncer no período analisado.
Saiba mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/07/21/novo-exame-de-sangue-detecta-5-tipos-de-cancer-precocemente.htm