Eles são responsáveis por regular o funcionamento do nosso organismo e trabalham no nosso crescimento, humor e bem-estar. Estamos falando dos hormônios. Ao longo de toda a vida, eles influenciam (e muito!) no nosso comportamento — seja para o bem ou para o mal.
Nas mulheres, os hormônios vivem uma verdadeira montanha-russa. As oscilações começam antes da primeira menstruação, passam pelo ciclo menstrual, período gestacional, pós-parto, TPM e climatério (que envolve a perimenopausa, menopausa e pós-menopausa).
“Já na puberdade, ela começa a ter modificações no comportamento e começa a ter desregulação emocional, fica mais a flor da pele. Nos períodos de gestação e na perimenopausa também ocorrem impactos no cérebro e uma tendência maior a ter sintomas psiquiátricos, como depressão, ansiedade e insônia”, explica Christiane Ribeiro, psiquiatra, Mestre em Medicina Molecular pela UFMG e membro da Comissão de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental da Mulher da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Saiba mais em https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/11/23/menopausa-relacao-dos-hormonios-com-a-saude-mental-da-mulher.ghtml