Menopausa está associada à perda de massa cinzenta no cérebro e piora da saúde mental

Estudo mostra que a menopausa parece ter um impacto na cognição e no aumento do risco de depressão e ansiedade

A menopausa está associada à redução do volume de massa cinzenta em regiões-chave do cérebro, bem como ao aumento dos níveis de ansiedade e depressão e a dificuldades para dormir, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. O estudo, publicado na revista científica Psychological Medicine, descobriu que a terapia de reposição hormonal não parece atenuar esses efeitos.

A menopausa é um período crucial na vida de uma mulher, quando a menstruação cessa devido à queda dos níveis hormonais. Ela geralmente afeta mulheres entre 45 e 55 anos, período em que podem apresentar ondas de calor, baixo astral e problemas de sono, e já foi associada ao declínio cognitivo, como déficits de memória, atenção e linguagem.

Para combater esses efeitos, muitas mulheres recebem prescrição de terapia de reposição hormonal. No entanto, o conhecimento sobre os efeitos da menopausa e do uso subsequente dessa terapia no cérebro, na cognição e na saúde mental ainda é limitado.

Para responder a essa pergunta, pesquisadores da Universidade de Cambridge analisaram dados de quase 125 mil mulheres do UK Biobank. Elas foram classificadas em três categorias: pré-menopausa, pós-menopausa que nunca usaram terapia de reposição hormonal e pós-menopausa que usaram a reposição hormonal.

Saiba mais: Menopausa está associada à perda de massa cinzenta no cérebro e piora da saúde mental – Folha PE