Temporada começa em 15 de março e vai até 31 de maio
A temporada de Imposto de Renda 2024 começa em 15 de março e vai até 31 de maio. Pode parecer longe, mas o contribuinte pode ir se antecipando aos poucos para facilitar o preenchimento da declaração.
O processo pode ser sinônimo de dor de cabeça para muita gente, mas serve para que os brasileiros mostrem seus rendimentos tributáveis e não tributáveis e também para que o governo acompanhe a evolução do patrimônio das pessoas que movimentam recursos no país. Quem é obrigado a entregar a declaração e não envia, fica sujeito a uma série de punições, como multas e bloqueio do CPF.
Assim, entre o que é possível adiantar, uma possibilidade é separar os principais documentos necessários para evitar deixar tudo para a última hora — quando as chances de errar ou pular etapas é maior. O InfoMoney compilou as papeladas. Confira:
Documentos pessoais
Para quem não está fazendo a declaração pela primeira vez, é importante ter em mãos o número do recibo da declaração de 2023, referente aos rendimentos de 2022. E também é preciso ter uma série de documentos pessoais em mãos. Confira:
- CPF;
- Comprovante de endereço;
- Título de eleitor;
- Última declaração de IR (se houver);
- Número de conta a agência bancária para receber restituição;
- Nome, CPF e data de nascimento de dependentes, alimentandos e cônjuge (se houver);
A Receita Federal exige o CPF de dependentes de qualquer idade. Para dependentes que ainda não possuam CPF, o documento deve ser solicitado em agências dos Correios, da Caixa ou do Banco do Brasil.
Saiba mais: IR 2024: quais documentos são necessários para fazer a declaração? Veja lista (infomoney.com.br)